Nova tendência do paisagismo na arquitetura.
As piscinas ecológicas são piscinas que não contem cloro ou qualquer produto químico para o seu tratamento. As plantas aquáticas cumprem o papel do filtro garantindo a limpeza através da liberação de oxigênio que caracteriza o processo de fotossíntese.
Na construção dessas piscinas é importante separar duas áreas, uma para a implantação das plantas aquáticas e a outra para natação, essa divisão é importante para que o banhista não nade entre as plantas e possíveis animais existentes ali.
As plantas plantas aquáticas utilizadas na piscina são criadas em viveiros por empresas especializadas.
As piscinas ecológicas devem ser feitas por especialista, o custo de construção é um pouco elevado, mas em longo prazo compensa pois sua manutenção se dá de forma totalmente natural e saudável, sem ser necessário o uso de filtros ou qualquer agente químico. Além de não haver custos energéticos, porque ela dispensa o uso de equipamentos elétricos.
Uma piscina ecológica se integra totalmente ao projeto paisagístico, ao meio ambiente. pode-se usar vários recursos como pedras, madeira, cascalhos entre outros.
Pode-se criar uma cascata em pedras, o que deixa o ambiente mais fresco.
Pouco conhecida no Brasil, essa piscina pode dividir opiniões, até mesmo pela atual situação do país em relação aos mosquitos da dengue. Essas piscinas devem ser feitas por empresas especializadas para evitar apodrecimento das plantas, mau cheiro e prejudicar a qualidade da água.
Piscinas ecológicas quando feita de forma adequada não oferecem riscos a saúde, sua água é potável e através dos organismos vivos nela como insetos e sapos evitam a proliferação de mosquitos.
É interessante de tempos em tempos a limpeza do fundo dela para evitar o acumulo de folhas.
Se você é um adepto da construção natural, de estar conectado ao meio ambiente e da sustentabilidade vai adorar esse tipo de projeto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário