segunda-feira, 18 de março de 2019

Você sabe o que é conforto térmico?


Vamos falar sobre conforto térmico na sua casa...


O nome já diz tudo não é mesmo? 
Uma das coisas que deve ser estudada pelo seu arquiteto ao fazer seu projeto é o conforto térmico. Encontrar uma solução para sua casa não ser tão quente, nem tão fria, ser arejada, iluminada. Essas soluções são encontradas através do estudo da direção dos ventos, orientação solar e implantação da casa no terreno. 

Através de janelas, portas, aberturas, espaços dos ambientes, circulação, breezes e muitos outros elementos conseguimos chegar num projeto com um bom conforto térmico. 


Uma árvore próximo a sua casa por exemplo, interfere na ventilação natural, interferindo também no conforto térmico. Nessa situação, você tem que prever qual será a interferência e soluciona-la com aberturas na casa para a ventilação, deixando assim o ambiente mas fresco.


A orientação solar é bastante importante aqui, ao analisar a implantação da sua casa no terreno, podemos identificar as paredes onde vai bater mais sol ou menos sol, e assim podemos prever aquele efeito estufa caso o projeto não seja pensado com atenção. 
Vamos dar um exemplo, se uma dessas paredes que mais recebe sol é a do seu quarto, e nele não tem uma altura boa, não tem amplas aberturas de portas ou janelas, ele vai esquentar durante todo o dia e a noite quando você for se deitar, ele estará muito quente! Não será confortável passar as noites ali. 

O conforto térmico deve ser analisado pelo arquiteto nas primeiras etapas de projeto, é ele quem vai determinar a posição da casa no terreno. Um bom projeto é aquele que você se sinta bem ao utilizá-lo. Sendo assim, ressaltamos o quão importante é um projeto personalizado, não há no mundo um lugar igual ao lugar da sua casa, não dá então para a sua casa ser igual a uma outra que já existe em outro lugar. Ao contratar o profissional para fazer sua casa, certifique-se de que ele vai levar em conta o conforto térmico, item importantíssimo nas etapas preliminares de qualquer projeto!

O que achou do post? interessante não? 
Que saber mais sobre o que um projeto residencial precisa para ser perfeito? Nos acompanhe por aqui e nas redes sociais! 

Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário